quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Distrito 9 empolga, diverte e critica




Distrito 9 é um destes raros casos em que um diretor estreante consegue dois feitos em seu primeiro filme. O primeiro é o domínio seguro dos códigos de um gênero, no caso a ficção científica, e desse domínio vem uma grande capacidade inventiva de reciclar e brincar com os clichês, construindo um filme de grande apelo popular.

O outro diferencial do sul africano radicado no Canadá Neill Blomkamp é um roteiro muito bem estruturado, que subordina a tecnologia CGI a uma narrativa vibrante, crítica dos abismos sociais de nosso tempo e encenada com uma ousada riqueza visual.
Sem entrar muito em detalhes, penetramos no universo ficcional do filme momentos antes da execução de um plano para a retirada de milhões de alieníginas confinados no Distito 9.

Os extraterrestres acabaram ficando ali por uma pane ocorrida na nave em que viajavam, parada agora sobre Johannesburgo, capital da África do Sul. É inevitável a associação com o regime separatista que imperou naquele país até poucos anos atrás. Os aliens, feios de dar dó, chamados pejorativamente de camarões, vivem em barracos imundos, se alimentam de lixo e são explorados por quadrilhas de nigerianos, que trocam comida de gato por armas.

É um enredo bem estranho, colocado assim no papel, que tinha tudo para descambar ou para o filme tese sobre o separatismo, ou para mais um festival de efeitos visuais sob medida para mascarar uma estória batida.

Que nada. O jovem cineasta, com apoio de Peter Jackson, que agora trabalha na trilogia de O Hobitt (um dos filmes será do ótimo Guilhermo Del Toro)criou um fake documentary sobre toda a polêmica em torno dos aliens e no meio dela inseriu a estória.

O resultado é um filme que transita livremente pelas linguagens do telejornalimso, com imagens reais extraídas de noticiários da CNN, do documentário com câmera na mão e do cinemão de ação e sci-fi. Referências a Guerra dos Mundos (a versão dos anos 50, de Wise) e Alien são explícitas.

Depoimentos em primeira pessoa, dos moradores próximos aos Distrito 9, dão um ar de autenticidade ao filme, complementado pelas imagens cruas do burocrata Wikus Van De Merwe. É dele a responsabilidade de conduzir o despejo dos aliens, o que levará a consequencias trágicas a partir do momento que Wikus, um sujeito chato e sem graça, se torna um deles.

O cruzamento destes registros dá uma energia intensa ao filme, que em seu subtexto trata sim, das divisões étnicas e sociais de nossa era. Os aliens são uma representação do outro, daquele que incomoda, do indesejável, daquele grupo sobre o qual se quer distância. Sugerem os imigrantes em qualquer grande centro urbano da Europa ou os grupos sociais que habitam os entornos das cidades nas chamadas periferias.

Há críicos americanos que foram mais longe e leram o filme como uma metáfora atualizada da relação entre os judeus nos campos de concentração e os nazistas, dada a brutalidade com que os encarregados da segurança no distrito tratam os aliens.

O comentário social é presente no filme, mas nunca direto ou panfletário. Ao contrário, é um filme de ação, muito divertido, com momentos cômicos, para não dizer absurdos.

Um comentário:

Lorena Bobbit disse...

Assisti Distrito 9 hoje. Estava me auto-asfixiando diante da estupidez do Merwe. Salve os bons clichês!