terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Acervo de Alex Viany está na web

"O cinema brasileiro só tem um caminho a seguir: o das produções baratas que usem temas legitimamente brasileiros, a fim de que se possa conquistar nosso mercado, agora dominado pela produções estrangeiras".

O trecho consta em uma página surrada dos idos de mil novecentos e alguma coisa. São do monumental cervo do crítico, cineasta e pesquisador carioca Alex Viany, que acaba de desembarcar na web.

É uma ótima notícia para os cinéfilos e pesquisadores, que agora terão acesso a cerca de 1800 itens datilografados por Alex, entre críticas, reportagens e entrevistas.

O projeto de recuperação do acervo foi conduzdio pela filha de Alex, Betina.

O site é www.alexviany.com.br.

Como nao temos memória de quase nada no Brasil, sobretudo memória de nossa história audiovisual, a iniciativa merece todos os elogios.

2 comentários:

claudia tomazi disse...

Em todos os sentidos, a necessidade de formadores de opinião refletem o estado degradante feito maximização americana que imprime em rítmo alucinante esta cultura que permeia nossos poros 24hs p/ dia.
O cinema brasileiro virou piada de quinta, denotando referenciais cariocas e paulistas de violência e caos. Só temos que lamentar pelo esforço de muitos da área que acreditam no potencial e apostam em melhoras. A qualidade ainda é o maior desafio.

FLFP disse...

Salve Claudia td bem?
Acho que o caso deste filme diz algo sobre a produção nacional atual, seus caminhos e relação sempre conflituosa com o público.
abs
F.