segunda-feira, 8 de março de 2010

Sobre o oscar 2010 mais comentários

Três surpresas marcaram o Oscar 2010.
Primeiro, o argentino O Segredo de seus Olhos, do Campanela, que dirige Law and Order paraa TV americana e ja tinha sido indicado por O Filho da Noiva, ter desbancado o favorito e ótimo A Fita Branca. Haneke tinha até o discurso pronto. Vai ver acharam o filme do Haneke sutil demais. Ainda não vi o filme argentino, mas só li criticas positivas. De novo, a imprensa brasileira, obcecada com o fato do Brasil nunca ter levado uma estatueta, está discutindo o que isso representa. Pode-se falar muito sobre, mas o que está claro é que as indicações do Ministério da Cultura vem sendo bem equivocadas. Para esta edição, o país indicou Salve Geral, de Sergio Rezende, sobre os atentados do PCC em São Paulo. Ano passado foi Onibus 174, de Bruno Barreto. O drama social urbano nao parece interessar muito a Academia.
Segundo, Sandra Bullock levar melhor atriz. Ja falei sobre isso e quero esquecer que aconteceu.
Terceiro, Guerra ao Terror superar o favorito Avatar. Uma produção de baixo orçamento, de uns US$ 15 milhões, ser reconhecida sobre uma de uns US$ 500 milhões. Falei sobre isso abaixo. Gosto do filme da Bigelow: é tenso, muito bem construído e dirigido, estará entre os grandes filmes de guerra que exploram o íntimo do combatente e do combate.
UP levou animação e trilha, com toda justiça para este que é o melhor filme da história da PIxar.
Acho que Distrito 9 poderia ter sido mais valorizado, pois é um grande filme dentro de gêneros consagrados e que trata de exclusão, um assunto muito atual. Os Cohen, com Um Homem Sério, também poderiam ter sido mais considerados.

Nenhum comentário: