terça-feira, 27 de abril de 2010

Cinedocumenta exibe dois documentários dia 27, no SESC da Esquina

Depois do sucesso da Mostra Jorodowsky – CineSesc, o Sesc da Esquina realiza o Projeto Cinedocumenta. Mensalmente haverá exibições gratuitas de curtas com bate papo com diretores, workshop e oficina. Na primeira etapa do projeto o tema será documentário e animação .
A animação marca presença no documentarismo contemporâneo em uma combinação que alia a estética ao olhar sobre o mundo. Para o olhar acostumado ao documentarismo tradicional, especialmente ligado às noções de improviso e autenticidade das imagens in loco , ou seja, feitas no lugar onde os acontecimentos se desenrolam, a presença de um elemento de criação como o traço do desenho animado pode parecer um tanto estranha.
Mas o estudo da história do documentarismo revela, no entanto, que a parceria retoma um aspecto muito comum à gênese deste tipo de filme: a contação em lugar da mostração, ou seja, a capacidade de transmitir uma história ou uma idéia lançando mão de técnicas variadas para levar ao público o conhecimento.
Mais do que funcionar como prova ou evidência, portanto, a imagem animada no documentário serve à imaginação de quem recebe a narrativa, que vê o mundo não pelo olhos aparentemente objetivos da câmera, mas pelo olho subjetivo do próprio objeto do documentário.
"Dossiê Rê Bordosa" (César Cabral, 2008, 16 min.) e "O Divino, de Repente" (Fábio Yamaji, 2009, 6 min.) são exemplos da aproximação entre o mundo da animação e o documentário. No filme de Fábio Yamaji, a história de Ubiraci Crispim de Freitas, repentista criado na Paraíba, é contada através de uma criativa série de animações. Estas animações dão vida aos repentes do artista, tomando forma como pequenas histórias engraçadas e fantásticas contadas pelo próprio Ubiraci. O filme foi premiado em 2009 como melhor animação pelo voto popular no festival internacional Anima Mundi.
Já "Dossiê Rê Bordosa" reconstitui a morte da personagem de histórias em quadrinhos Rê Bordosa. Ao retomar a vida e a morte de uma personagem ficcional, o documentário tangencia a linha que divide as formas de representação do real e a própria ficção. Utilizando o traço inspirado nos quadrinhos de Angeli, criador da personagem, o diretor Cesar Cabral recorreu a um tipo de referência típica do documentário, a reconstituição de aspectos formais de um tema.
Com depoimentos de vários envolvidos na vida de Rê Bordosa o documentário tornou-se um grande sucesso e recebeu muitos prêmios, tanto em festivais de documentário, como o É Tudo Verdade, como em festivais de animação, como o Anima Mundi.

CineDocumenta – Teatro do Sesc da Esquina

27 de abril – 20h - GRATUITO

" Dossiê Rê Bordosa " (César Cabral, 2008, 16 min.)

" O Divino, de Repente " (Fábio Yamaji, 2009, 6 min.)

Informações - (41) 3304-2227

2 comentários:

Anônimo disse...

vcs tem alguma informaçao se vai mudar o formato do vestibular desse ano? em relaçao as materias
obrigado

FLFP disse...

Caro:
Para informações sobre, envie uma msg para cinefap@gmail.com ou lucasmurari@gmail.com. Desculpe n poder te ajudar, mas é que n estou mais envolvido com o processo.
abs