domingo, 11 de abril de 2010

Chico Xavier pelas mãos do ateu e "cafajeste" Daniel Filho





Daniel Filho é o cara. Tomem os últimos filmes nacionais que superaram a barreira de um milhão de espectadores nos cinemas e o nome dele estará lá em pelo menos 70% dos títulos, seja como produtor ou diretor. (o crítico Luiz Carlos Merten, do Estadão, fez essa conta mais exata em seu blog).

Como cineasta, Daniel Filho mira o grande público. Domina com elegância e simplicidade dos códigos da TV e do cinema, sem pudor em fundir ambos. Clássico, direto, "eastwoodiano", acredita no potencial de boas estórias. Não se espere dele exercícios de linguagem ou experimentalismos radicais. (confesso que a cada entrevista do diretor, em tom sério, seja falando sobre espiritismo ou outros temas de filmes que produz ou dirige, o que me vem à cabeça é aquele garotão imitando índio de filme americano e clicando Norma Benguel nua na praia, ao lado de Jece Valadão, em Os Cafajestes)

Daí que havia uma grande expectativa em torno deste Chico Xavier na versão de Daniel Filho: o mais conhecido e venerado médium brasileiro na visão de um ateu confesso.

Elenco global, orçamento lá em cima, superprodução de época, locações em várias cidades e uma estória, temos que admitir, extremamente difícil de ser contada, pelas posições apaixonadas que suscita. Daniel optou por um filme para o público não-espírita, aquele não familiarizado com a doutrina, o que talvez explique em parte o excesso de didatismo com que conduziu o filme.

A construção do roteiro parte da encenação das entrevistas de Chico Xavier ao apresentador Saulo Gomes, no programa Pinga Fogo, entrelaçadas com passagens de seu passado em Pedro Leopoldo. Confesso que este recurso, sobretudo com as longas explanações de Chico - reiteradas durante os créditos finais com material de arquivo contendo as verdadeiras entrevistas do médium - soa de certa maneira reduntante e ainda toma um tempo que poderia ser dedicado a dramatizar outros momentos da vida de Chico Xavier.

Tenho a impressão que Daniel Filho - que sugeriu ao roteirista Marcos Bernstein esta estrutura presente-passado - criou este formato para justiificar a sua visão sobre o espiritismo. As entrevistas de Chico a uma emissora de TV abrem espaço para a presença do personagem de Tony Ramos, o diretor do programa, cético, amargo e desesperado pela morte prematura de seu filho.

Esta subtrama ocupa um longo tempo do filme, mas se justifica porque insere o olhar externo, crítico e distanciado, sobre as mensagens que o médium apresenta diante das câmeras. É o profissional da imagem, assim como o diretor do filme, que fala nesse momento. Nega o que vê diante de seus olhos, mas respeita e a partir de um certo ponto admira o mistério daquilo que não compreende.

Esta trama paralela ganha força a partir da terceira parte do filme, justamente aquela mais fraca, em oposição às duas primeiras, que retratam a infância e juventude do medium, suas dificuldades em lidar com fenômemos estranhos e o preconceito enfrentado na conservadora, atrasada e ultracatólica sociedade mineira da primeira metade do século passado.

O diretor consegue humanizar seu personagem, mostrando como Chico tinha pânico de voar e sua vaidade, ao conceder uma entrevista a dois jornalistas de O Cruzeiro e sua relação com a calvície e o uso de perucas. O Chico de Nelson Xavier é assombroso, assim como a interpretação de Angelo Antonio para sua juventude.

Nenhum comentário: