sábado, 31 de maio de 2008

Depoimentos - curso CINEMA - HISTÓRIA, Arte...

Abaixo alguns depoimentos sobre alunos que fizeram o nosso curso.

Elas estão à esquerda, logo abaixo das informações sobre o curso, na janela, em comentários.

Curso CINEMA – HISTÓRIA, ARTE E ENTRETENIMENTO
Semestral – de março a junho e de agosto a dezembro.
À noite, uma vez por semana.
Studio Botteri (Rua Santo Antonio, 41, Rebouças)
Informações:
alfekur@terra.com.br
janelaind@yahoo.com.br


quarta-feira, 28 de maio de 2008

Como funciona - curso CINEMA - HISTÓRIA, ARTE E ENTRETENIMENTO III


Para finalizar, algumas informações sobre as aulas:

Os encontros são semanais.
Uma vez por semana, à noite (das 19h10 às 21h45, com intervalo para o café e cigarro)
As aulas são ministradas no Studio Botteri
(Rua Santo Antonio, 41, Rebouças)
Fica atrás do QG da PM na Getúlio Vargas (em tese o local mais seguro da cidade)
e a 3 quadras do Estação.
(veja
fotos do espaço e sala de aula)
É central e tem local para estacionar. Fácil de chegar de carro (não nos responsabilzamos pelo trânsito à noite), ônibus, a pé ou bicicleta.

O público que frequenta o curso é bastante eclético: médicos, advogados, psicólogos, vendedores, estudantes, administradores, desigeners, econonistas, bancários.

O único requisito é gostar de ver filmes e ser curioso. Grau de escolaridade ou diploma nao importa. Temos alunos de 16 a 60 anos. Homens e mulheres. Esta mistura de gente tão diferente, de idades, formações e visões de mundo distintas, torna os encontros muito ricos e divertidos.

As aulas envolvem exposição teórica, exibição de trechos de filmes, análises e discussões.

O módulo I (com o conteúdo explicado nos posts anteriores) acontece duas vezes por ano. de março a junho e de agosto a dezembro.
Sobre o módulo II (estudo de filmes e diretores) falarei adiante.

Confira algumas
opiniões sobre quem frequentou o curso. (link comentários)

Curso CINEMA - HISTÓRIA, ARTE e ENTRETENIMENTO - 2008
Turmas semestrais. De março a junho. De agosto a dezembro.
Aulas semanais, à noite (19h15 - 21h45)
Turma em andamento.
Matrículas para o segundo semestre (agosto-dezembro) em julho
Studio Botteri - Rua Santo Antonio, 41, Rebouças, Curitiba (
ver mapa)
Informações: alfekur@terra.com.br/ janelaind@yahoo.com.br



Proposta do curso CINEMA, HISTÓRIA, ARTE E ENTRETENIMENTO


Por que Arte e Entretenimento?

Porque nas aulas procuro abordar como estes dois conceitos se cruzam. Em certos momentos, eles convivem em maior harmonia, em outros eles são radicais.

Hitchcock é o maior exemplo.

Arte porque alguns filmes apresentam um tratamento estético refinado, elevado, único. Quebram padrões e estabelecem novos patamares para toda a produção.

Entretenimento porque todo filme proporciona uma experiência de envolvimento com seu espectador. Seja o Cão Andaluz ou As Pontes de Madison, o filme sempre vai se aproximar mais ou se afastar mais do seu público e de suas expectativas.
Mas o resultuado finals erá sempre uma experiência.
Neste sentido, Godard e Spielberg tem mais em comum que diferenças. Ambos usam as mesmas armas. O saldo de feridos do outro lado da tela é que difere um do outro.

Nas aulas, falamos ainda de elementos que compõem a linguagem cinematográfica e como eles foram criados; Fotografia e cor; montagem - a articulação dos planos de um filme; som e roteiro.


A intenção é dar uma base crítica aos participantes, para que eles possam apreciar mais aquilo que gostam e conhecer novos filmes e diretores. Com o tempo, a idéia é que cada um forme seu repertório em cima daquilo com o qual se identifica: pode ser um diretor ou uma época.


Curso CINEMA - HISTÓRIA, ARTE e ENTRETENIMENTO - 2008
Turmas semestrais. De março a junho. De agosto a dezembro.
Aulas semanais, à noite (19h15 - 21h45)
Turma em andamento.
Matrículas para o segundo semestre (agosto-dezembro) em julho
Studio Botteri - Rua Santo Antonio, 41, Rebouças, Curitiba (
ver mapa)
Informações: alfekur@terra.com.br/ janelaind@yahoo.com.br

Sobre o curso CINEMA - HISTÓRIA, ARTE E ENTRETENIMENTO


Nas aulas do curso voltado para o vestibular de Cinema, percebi que algumas pessoas procuravam o nosso curso com intenção de apreciarem melhor os filmes, de conhecer novos diretores, estilos. Queriam saber um pouco mais, conhecer pessoas com os mesmos interesses, ams nao tinham necessariamente interesse em prestar vestibular ou cursarem Cinema como graduação.
Então criei o curso para estas pessoas.

O título refere-se às três linhas que procuro abordar nas aulas. História: porque a produção cinematográfica carrega uma tradição (curta, em relação à pintura ou ao teatro, por exemplo) que passa por desconertas, tentativas, erros, experimentações, ousadias na forma e no conteúdo. Conhecer o que já foi feito é estimulante pois amplia a percepção daquilo que a gente gosta. Estudamos os principais movimentos, estéticas ou estilos, chamem como quiserem.

Passamos (não tem como fugir) pelos pioneiros, Edison, Mèliès, Lumiére e Griffith - o sujeito que deu status de grande arte à diversão popular de feira no começo do século passado; Expressionismo e o cinema de sombras, gótico, assustador, que depois lançaria a base visual dos filmes noir nos anos 40; Surrealismo e a ousadia de transformar sonhos em imagens; Eisenstein e a montagem, que Kubrick diria anos depois ser a única marca autêntica do cinema; A era de Ouro do cinema americano, com filems que fizeram o mundo se ajoelhar a Hollywood; O cinema clássico - aquele filme que a gente gosta de ver e que se tornou o conceito de filme; Neo-Realismo e o cinema da gente comum; Nouvelle Vague e os cineastas-críticos dos Cahiers, com um novo olhar sobre a vida e os jovens; Orson Welles e a cinema antes e depois de Kane; Cinema moderno, o pós-Guerra pede uma nova forma de filmar; Cinema Brasileiro - das origens à retomada nos anos 90.

As outras duas linhas do curso no post seguinte, ok?


Mais informações

alfekur@terra.com.br

janelaind@uahoo.com.br